terça-feira, 6 de outubro de 2015

Assinado Gigantesco Acordo Comercial do Pacifico

Assinado nesta segunda-feira dia 5 de Outubro, o acordo comercial da PTP Parceria Trans-Pacifico, ou TPP Trans-Pacific Partnership  que engloba três continentes e doze países, da América, os EUA, Canadá, México, Peru e Chile; da Oceania, a Austrália e Nova Zelândia; da Ásia o Japão, o Vietname, Cingapura, Brunei e a Malásia.

Os objetivos que foram o que se chama de a política fundamental do Presidente estadunidense Barac Obama,  são o incremento das relações comerciais com os demais países do Pacífico, com o intuito de diminuir a influencia e o peso comercial da China no mercado, não só do Oceano Pacífico mas mundial.

Contudo o acordo assinado, é provavelmente nocivo para os interesses comerciais e políticos do Brasil, visto que não sendo um País do Pacifico não fará parte desta organização, e soma-se o facto de a OMC poder vir a ser colocada em segundo plano, até porque simultaneamente está prestes a ser constituído o Tratado de Livre Comercio Trans- Atlântico (EUA-UE).

A questão é premente, visto que os países estão obviamente a tentar sobreviver num mundo globalizado, mas há uma inversão de papeis, ou seja os governos são meramente instrumentos de concretização oficial de interesses económicos, que não se revertem em benefícios para as populações.

Assim sendo temos vindo a assistir a um incrementar de fases de desenvolvimento do capitalismo, mas de uma involução no evoluir das condições de vida de uma considerável parte do globo em países sub-desenvolvidos.

O Acordo agora assinado, poderá ter impacto nas condições de contratação laboral, nos procedimentos comerciais entre os países, e acarretará obviamente consequências nos mercados paralelos.


Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário