domingo, 5 de abril de 2015

Café - Um Ato Social e Cultural

O café, é hoje uma bebida consumida em todo o mundo, e que engloba não apenas o requinte de uma bebida quente após as refeições, ou em momentos de pausa, tendo hoje um aspecto cultural e social muito forte que se sente nas relações entre as pessoas, daí que o café seja hoje uma bebida a estudar em sociologia, pela sua simbologia, sendo abordado pelo sociólogo estadunidense Anthony Giddens, no seu livro "Sociology", onde refere a simbologia do café, como um ritual social, sendo um elo de ligação, quando se toma café, não se está apenas a beber, mas a criar um elo de ligação entre as pessoas, ou a propiciar o inicio ao diálogo, bem como oferecer café é considerado um ato de hospitalidade e boas vindas, desde há muitas gerações.
Outrora o café foi também motor da economia de alguns países como o Brasil, onde se desenvolveu a chamada política Café com Leite, que mais não era que a alternância do poder político da agricultura cafeeira do Estado de São Paulo, e os políticos da agropecuária leiteira do Estado de Minas Gerais.

Autor Filipe de Freitas Leal

contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review