segunda-feira, 23 de março de 2015

Lista de Partidos Políticos do Brasil

O Brasil conta neste momento com um total de 32 partidos políticos legalizados, num espectro ideológico que vai da extrema-esquerda à extrema-direita (embora não se assumam como tal), sendo portando que desses partidos, 4 têm o espectro político de Extrema-esquerda, 4 de Esquerda, 7 de Centro-esquerda, 11 de Centro-direita, 4 de Direita e 2 de Extrema-Direita ou direita radical. Destes 32 partidos, 23 estão presentes na Câmara dos Deputados e 16 no Senado Federal.
Cada partido, abaixo indicado, para além do seu logótipo / símbolo, sigla e data de fundação, apresenta também alguns dados interessantes, a corrente em que está inserida e a ideologia que defende, bem como o número do código, número esse que é utilizado para as eleições eletrónicas, não havendo um boletim de voto, o eleitor digita os números referentes ao partido e ao candidato em que deseja votar.
Após a abertura política que ocorreu entre 1979 e 1985, o Brasil abriu-se ao sistema pluripartidário em que as duas forças políticas da altura, transformaram-se em novos partidos, a ARENA - Aliança Renovadora Nacional, deu lugar ao PDS Partido Democrático Social, com o número 11 (que hoje está presente no PP) e o MDB Movimento Democrático Brasileiro (oposição democrática ao regime militar) que se transformou em PMDB (tornando a ser MDB em 2018), tendo surgido de seguida mais três partidos, o PTB, o PDT e o PT. Posteriormente à nova constituição democrática de 1988, surgiu uma difusão de novos partidos políticos de variadíssimos quadrantes ideológicos.
MDB - Movimento Democrático Brasileiro - O mais antigo partido do Brasil, fundado em 1965, hoje é um partido de Centro Direita, em 1981 com o fim do bi-partidarismo levado a cabo no governo Figueiredo passou a ser PMDB. É tido como o Catch-All Party do Brasil (partido pega-tudo) não exigindo dos seus membros um compromisso ideológico. É o Partido do Presidente Michel Temer, que está a ser investigado por corrupção. Devido ao desgaste da imagem do Partido, voltou a chamar-se MDB. Número 15.
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, fundado em 1945, e refundado em 1981, por Leonel Brizola após a Abertura e o fim do Bi-partidarismo, a sigla passa para Ivete Vargas, o partido é de Centro Direita, é um Catch-All Party, hoje faz parte da coligação governamental. Número 14.
PDT - Partido Democrático Trabalhista - Partido de Centro-Esquerda, fundado em 1981 com a abertura política de 1979,  por Leonel Brizzola, que chegou a ser Governador do Rio de Janeiro, hoje o partido faz parte da coligação governamental. Único partido brasileiro presente na Internacional Socialista Número 12.
PT - Partido dos Trabalhadores, fundado em 1979 e legalizado em 1982, surgiu como uma frente de extrema-esquerda, vindo de bases sindicais dos metalúrgicos hoje é de Esquerda, fundado por Lula da Silva, que viria a ser Presidente por dois mandatos, sucedido por Dilma Rousseff a primeira mulher a ser Presidente da República no Brasil, que acabou afastada por um processo de impeachment.  Número 13.
DEM - Democratas - Foi um partido fundado em 1982 como PFL - Partido da Frente Liberal, era um partido de Direita, defendia o neo-liberalismo e o conservadorismo e fez parte da IDC Internacional Democracia Centrista, tem raízes na antiga UDN, foi formado por uma facção da antiga Arena/PDS. Fundiu-se em 2021 com o PSL Partido Social Liberal para formar o UB União Brasil, o DEM usava o número 25.
PCdoB - Partido Comunista do Brasil, fundado em 1922 e refundado em 1981, é de Extrema Esquerda, da corrente Leninista. Um dos mais memoráveis membros foi João Amazonas, Secretário Geral do Comitê Central por 40 anos. O partido é fruto de uma cisão no antigo PCB, e chegou a defender a corrente Maoista. Em 2019 agrega o PPL Partido Pátria Livre (antigo MR-8) que se dissolvera. Número 65.
PSB - Partido Socialista Brasileiro, É um partido histórico da Esquerda, fundado em 1947, e refundado em 1988, Os seus membros destacados foram Miguel Arraes em Pernambuco e Rogê Ferreira em São Paulo. Em 2014 o Candidato do PSB à  Presidência da República Eduardo Campos, que estava bem colocado nas intenções de voto, morreu num acidente aéreo, levantando suspeitas de atentado.  Número 40.
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, fundado em 1989 é de Centro Esquerda, embora com Aécio Neves, virou ao Centro Direita, é um dos partidos defensores da corrente social-democrática, tem como bandeira o Parlamentarismo, a justiçá social, fundado por Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, é liderado por Aécio Neves, neto de Tancredo Neves. Número 45.
AGIR
- Partido de 
Centro Direita, conservador e de cariz neoliberal, foi fundado em 1985 com a sigla PJ - Partido da Juventude, passando a ser mais tarde PRN - Partido da Reconstrução Nacional, legenda usada por Collor de Mello na eleição que o elegeu Presidente em 1999, e posteriormente com o nome PTC - Partido Trabalhista Cristão. Número 36.
PSC - Partido Social Cristão, fundado em 1985 foi um partido de Centro-Direita, de cariz democrata cristão e conservador, o teor ideológico definia o cristianismo como um conjunto de valores a serem aplicados na prática política e social. O partido acabou por dissolver-se e fundiu-se com o Podemos na sigla PODE; o PSC usava o número 20.
PMN - Partido da Mobilização Nacional - Partido de Centro-Direita, fundado em 1990. Inicialmente situava-se à esquerda, defendendo a mobilização popular na luta de causas, chegou a estar prevista uma fusão com o PPS para criar-se a MD Mobilização Democrática, mas os militantes rejeitaram em congresso. Número 33.
CIDADANIA - Fundado em 1992. É um partido de Esquerda, que surge a partir da dissolução do PCB Partido Comunista Brasileiro, sob a liderança de Roberto Freire, defende a democracia participativa e a social democracia, Apesar de esquerdista o partido opôs-se aos governos do PT. Número 23.
PV - Partido Verde, legalizado em 1993, é um partido de Centro Esquerda, do Socialismo Ambientalista, foi fundado em 1986 por Fernando Gabeira, um intelectual e ativista brasileiro, após o exílio na Europa, e adotando o modelo político dos ecologistas europeus, o partido está vinculado com a Global VerdeNúmero 43.
AVANTE - Partido de Centro Esquerda, na prática tem um discurso centrista, foi fundado em 1994 por dissidentes do PTB, com a sigla inicial de PT do B;tem vindo a ter um crescimento exponencial a nível de deputados federais, e tem perto de 200 mil militantes, defende o ideal Trabalhista, Social-Liberal. Em 2017 alterou o nome e sigla para AVANTE. Número 70.
PP - Progressistas, fundado em 1995, é de Direita e defende o liberalismo, é atualmente o 4.º maior partido do Brasil, tendo mais de 1 milhão de militantes, um dos seus líderes é Paulo Maluf, (da Arena e PDS) e Ex-Prefeito e Ex-Governador de São Paulo, o PP apoiou a reeleição da Presidente Dilma Rousseff. Número 36.
PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - Partido de Extrema Esquerda, de cariz Marxista-Tortskista, fundado em 1995 na senda do PRT Partido Revolucionário dos Trabalhadores, sendo um grupo que fazia parte do PT faz parte da Liga Internacional dos Trabalhadores (4ª Internacional). Número 16.
PCB - Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922, e refundado em 1996, é de Extrema Esquerda, defende o Marxismo-Leninismo e a luta de classes. Dos seus muitos ilustres militantes contam-se Luis Carlos Prestes, Jorge Amado, e Orcar Niemayer e outros. O partido apoiou os governos de Lula, mas não Dilma Rousseff. Número 21.
PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - Fundado em 1996, trata-se de um partido de Direita, populista e de ideais conservadores, em 2000 o Ex-Presidente Fernando Collor ingressou no partido e concorreu às eleições como candidato a Prefeito de São Paulo. Número 28.
DC - Democracia Cristã, fundado em 1997, partido de Centro Direita, da. Inicialmente é fundado como PSDC - Partido Social Democrata Cristão, a partir de uma faccão liderada por José Maria Eimael, por não aceitar a fusão do PDC Partido Democrata Cristão com o PDS Partido Democrático Social, gerando para fundar o PPR Partido Progressista Reformador. Número 27.
PCO - Partido da Causa Operária, fundado em 1997, por militantes do PT que foram expulsos do partido em 1991, sendo um partido de Extrema Esquerda da corrente trotskista, Normalmente concorre sozinho, tendo se coligado apenas com o PCB na FER Frente da Esquerda Revolucionária. Número 29.
PODE - Podemos;fundado em 1945, e refundado em 1997 como PTN Partido Trabalhista Nacional. É um partido de Centro Esquerda da corrente trabalhista. Foi o partido pelo qual se elegeu Jânio Quadros à Presidencia da República em 1961, Apoiou o primeiro governo de Dilma Roussef, e em 2014 apoiou o PSDB, de Aécio Neves. Em 2017 mudou o nome para Podemos, mantendo o  Número 19.
PSL - Partido Social Liberal - Foi um partido de Direita, fundado em 1994 e registado em 1998. Identifica-se com a corrente do liberalismo social, e tem também como bandeira a a defesa da criação de um Imposto Único Federal, O partido pediu alteração do nome e sigla para LIVRES, mas sem resposta até à data. o PSL tem uma expressão eleitoral muito reduzida, mas com o apoio à candidatura do ultra-nacionalista Jair Bolsonaro à Presidência da República, prevê-se que o partido suba nas intenções de voto para o Parlamento e aumente a sua representatividade. Fundiu-se com o Democratas para formar o UB União Brasil. O PSL usava o número 17.
R - Republicanos, fundado em 2003 por partidários do Vice-Presidente José de Alencar que era do PL, foi registado em 2005, como PMB Partido Municipalista Brasileiro, mais tarde muda para PRB Partido da República do Brasil, e em 2019 teve deferido o pedido para o novo nome Republicanos. No entanto crê-se na opinião pública que se trata de um de órgão politico da IURD Igreja Universal do Reino de Deus, sendo de DireitaNúmero 10.
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade - Partido de Esquerda, fundado em 2004 e legalizado em 2005, nasceu da cisão de uma ala do PT, que discordava dos rumo político adotado. Sendo um partido similar ao Podemos de Espanha ou o Bloco de Esquerda de Portugal. Número 50.
PL - Partido Liberalfundado em 2006 e legalizado em 2006, é um partido de tendência do Centro Direita, que surge da fusão entre o PL Partido Liberal e o PRONA - Partido da Reedificação da Ordem Nacional, como PR - Partido da República, defende a criação do Imposto Único, tem ideais liberais e um discurso considerado populista, em 2019 solicitou a alteração para PL. Número 22.
PSD - Partido Social Democrata - Fundado em 2011, de Centro Direita, existiu em 1945, era o partido de João Goulart, fez coligação com o PTB no Bloco Getulista; Após a Abertura, foi criado em 1987, mas por um período curto tendo sido incorporado ao PTB em 2003. Ressurgiu em 2011. Número 55.
PATRIOTA - Fundado em 2012 como PEN Partido Ecológico Nacional, é um partido que virou à Extrema-direita, com a entrada de Jair Bolsonaro; antes defendia a corrente ecológica, mas hoje é claramente ultra-nacionalista, conservador, por trás de uma roupagem e um discurso democrata cristão, está ligado à crescente influência de grupos evangélicos na política brasileira. Em 2019 o  PRP Partido Repúblicano  Progressista, dissolve-se e funde-se com o PATRI.  Número 51.
PROS- Partido Republicano da Ordem Social, foi um partido fundado em 2010, tendo sido oficializado em 2013, foi um partido de Centro Esquerda, de tendência pela corrente ideológica republicana. o partido em 2014, fez parte da coligação que reelegeu Dilma Roussef para Presidente, Em 2022 o Partido anunciou que iria ser incorporado ao partido Solidariedade. O PROS usava o número 90.
SD - Solidariedade, fundado em 2013, é um partido de Centro Esquerda. cuja tendência ideológica aproxima-se do trabalhismo e da social-democracia. Fundado por Paulo Pereira da Silva com outros membros vindos do movimento sindicalista brasileiro, tendo concorrido pela primeira vez nas eleições de 2014. Número 77.
REDE - Rede Sustentabilidade, fundado em 2013 e legalizado em setembro de 2015, é um partido de Centro Esquerda, cuja tendência ideológica aproxima-se da social-democracia, defende a ecologia e a sustentabilidade, é liderado por Marina Silva. Número 18.
PMB - Partido da Mulher Brasileira, fundado em 2008 só veio a ser legalizado em setembro de 2015,  partido de corrente do Centro Esquerda, de tendência ideológica Feminista, defende a igualdade de géneros, o combate a todos os tipos de discriminação e violência contra as mulheres. Número 35.
Novo - Partido Novo, fundado em 2011 e legalizado no ano de 2015, o Novo é um partido de corrente Ultra-Liberal de Centro Direita, fundado por pessoas sem carreira política, cujos ideais baseiam-se na defesa das liberdade individuais ao estilo da filosofia estadunidense. Número 30.

UP- Unidade Popular, fundado em 2016 e legalizado em dezembro de 2019, a Unidade Popular é um partido de corrente Marxista e anti-capitalista de Esquerda, ainda não participou de atos eleitorais, a sua base fundacional é a luta por Moradias Populares e o direito à habitação digna de todos os cidadãos. Número 80.
UNIÃO- União Brasil
, fundado em fevereiro de 2022, juntando os partidos DEM - Democratas e o PSL - Partido Social Liberal, é um partido do espectro da Direita Conservadora, que todavia opõe-se ao Presidente Jair Bolsonaro, ainda não participou de atos eleitorais, sendo a primeira vez com as eleições Presidenciais e Legislativas de 2022. Número 80.

Hiperligações:

Adquira o livro pela Amazon.com

https://www.createspace.com/5302452

Por Filipe de Freitas Leal

contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

3 comentários:

João Luiz Pereira Tavares disse...

Che Guevara é ícone da esquerda.
E é nada mais do que um ícone da cultura de massas. Indústria cultural. Kitsch, com toda certeza.
A carência do Brasil é de arte de qualidade!
Sobretudo a música atual.
O “algo mais” do PT na arte e na cultura:
O PT detesta a cultura popular e a erudita ao mesmo tempo.
O PT não é uma esquerda esclarecida. Nunca será.
Bom, Yamandu Costa é música de grande qualidade. Não tem nada a ver com o PT, ok?
Inclusive música pra poucos brasileiros (por ser complexa), ou seja:
de “elite”. Assim como Machado de Assis, Villa-Lobos são arte de elite, sim.
O mesmo Dostoiévsky. Elite honrosa.
Não se trata do lixo bem tragável de Q o PT gosta, venera, ama e adora, não.
E, por outro lado, o bem centrado MBL [Mov. Brasil Livre] em
seu papel empírico, em 2016 faz jus ao nome dessa sigla, certo?
A diminuição do poder vigarista do PT com
a saída de Dilma em 2016, — mesmo c/Lula solto hoje –, foi fortemente permitido devido ao MBL.
Empírico, corajoso e pragmatista, o Arthur do “Mamãe Falei” ajudou bastante
a desconstruir o discurso ideológico
do PT através do método socrático.
MBL e o Arthur lutam contra
o lixaço da doutrina petista (conhecida como Petismo),
lutam contra o brega, o barangismo petista,
mau gosto, o barango do sertanejo universitário
do petismo [criado na Era Dilma-Lula],
o cafona, o lixo se fingindo de “arte” em galeria picareta.

egxeykphsarop disse...

 #nacionalacaopatriotica
-
compartilhe e divulgue essa
          mensagem da nacionalaçāopatriótica
nos dizem sobre globalizaçāo mas na esfera de municipios que outrora em outros tempos foram catalisadores do desenvolvimento hoje sendo espectadores ja que no mundo atual desse agronegócio cosmopolita a pequena cidade pós-exôdo rural sofre com a globalizaçāo ,o que eu venho nāo com um mero texto mostrar o que todos sabem mais indicar um caminho muito superior a agricultura familiar ou essa infâme  vulgarizada concepçāo de reforma agrária dois conceitos corrompidos ,caminho que lhes digo tampoco é o cooperativismo e sim a luta em nāo necessitar de investimento estrangeiro ou sobreviver da ajuda da Uniāo,o que defendo que as escolas sejam fábricas de gênios e que produzam arte e ciencia com lucro,que todo municipe possa trabalhar em uma fábrica ou empresa em seu tempo livre e tenha parte em seu lucro ,nāo queremos apenas microcrédito ,queremos gerar nosso proprio crédito, e por fim á licitações com empresas de outras cidades ou seja lucro ou receita deve permanecer localmente,o ESTADO É SAGRADO mais do que a exequibilidade ,nenhum governo deve viver com déficit e somente nascera um bom governo com um Orçamento feito por idealistas que semeiam uma cidade plena de trabalhadores e intelectuais 






Anónimo disse...

PT e só corrupção o Haddad não deve ganha a eleição

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review