10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Personalidades # 02 - Charles Chaplin

"Permaneço uma coisa e uma coisa apenas: um palhaço.
Isso coloca-me num plano acima de qualquer político."

Nasceu em Inglaterra, a 16 de abril de 1889, de nome Charles Spencer Chaplin, teve uma vida difícil na  infância, sendo órfão de pai, emigrou para os Estados Unidos, onde veio a ser conhecido mundialmente como Charlie Chaplin, o mais proeminente dos atores cómicos do cinema mudo de Hollywood. os seus filmes tinham um fundo moral e emocional, que continuam a cativar gerações após gerações.

No entanto Chaplin soube atualizar-se para o cinema falado, e soube manter o seu humanismo, sempre presente e marcante nos seus filmes, onde misturava a comédia e o drama humano, chegou inclusive a realizar filmes a cores, e de todos os seus filmes os mais notáveis, destaca-se "O grande ditador" em cujo discurso profundamente humanista, permanece atual.

Charles Chaplin abandonou os Estados Unidos após a lei McCartey com uma autêntica "caça às bruxas" onde o ator havia sido considerado comunista, regressa ao Reino Unido, e de lá foi para a Suiça, país onde se radicou e veio a morrer no dia 25 de dezembro de 1977.

Ainda hoje permanece a duvida da ascendência de Chaplin, ele nunca afirmara nem negara a sua ascendência judaica, pura e simplesmente fez disso um tabu.





















Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário