sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Livros - Jesus o Judeu - César Vidal

Jesus o Judeu, é um livro do escritor e Historiador espanhol, César Vidal, que com esta obra, ou talvez toda a sua obra, venha a contribuir, para esclarecer ao mundo, a origem e vida de Jesus, mas acima de tudo contribuir também para ampliarmos uma visão sobre a pessoa de Jesus, no modo como de facto viveu, e isso ainda é desconhecido de uma grande parcela de pessoas dentro do cristianismo, além disso com este livro, ajuda a derrubar algum antissemitismo dentro do cristianismo, pelo facto de este ter surgido dentro do o judaísmo, fez com que a referência judaica passasse a ser cada vez mais a maior no mundo cristão, permitindo hoje aos seus fiéis perguntarem-se como foi possível, tanto ódio, através de expulsões, perseguições, pogroms  e por fim o Holocausto, atos tão contrarios à filosofia cristã, que por sua vez baseava-se igualmente na Toráh.

Jesus de Nazaré é hoje uma das figuras mais marcantes da História da Humanidade, o seu nome serviu para edificar impérios, erguer uma civilização, humanizar os povos em torno do seu nome e da religião que em homenagem a ele se fez, O cristianismo e as suas variantes Católica, Ortodoxa, Protestante e Evangélica, no entanto, a raiz da sua origem, da sua fé, da sua cultura e da razão do seu ministério é desconhecida da maioria, tendo sido verdadeiramente vedada de forma intencional, e distorcida, para que pudesse ser promovida uma religião, e perseguido um povo, O povo judeu, o povo do livro, o povo de Jesus Cristo, homem que nasceu, cresceu, viveu e morreu como um judeu, temente a D-us e praticante da normas religiosas prescritas na Toráh תּוֹרָה e na Hallachá 
הלכה. Tendo sido também um Rabbi tendo tido a sua Yeshiva, na qual foi em muito semelhante ao Rabbi Hillel nos seus ensinamentos.

Na língua original hebraica o nome de Jesus era denominado de Yeshua Ben Yosef  ישוע בן יוסף, (Jesus Filho de José), tendo sido depois da sua morte, denominado de O Nazareno ou Jesus de Nazaré, com o qual muitos escritores incluindo o Papa Bento XVI preferem chama-Lo.


Jesus Cristo não foi no entanto o fundador do Cristianismo, nem teve qualquer pretensão nesse sentido, mas se é venerado por Biliões de pessoas dentro do Cristianismo, é no entanto respeitado e admirado noutras religiões não cristãs, como o islão onde é chamado de Issa, no budismo onde é considerado um Bodisatva, ou ainda no judaísmo judaísmo onde é reconhecido como um antigo Rabbi.

O livro escrito por César Vidal, vem mostrar ao vulgo, que pouco ou nada sabe a cerca dessa proeminente figura, e que ainda mais desconhece o judaísmo, Vidal mostra acutilantemente e sem véus, a pessoa de Jesus, quem foi de facto essa tão importante figura que mudou a História do Mundo e causou uma revolução civilizacional?

Neste livro, o autor responde de uma maneira clara, mas que para muitos cristãos é surpreendente, pois Jesus não pode ser dissociado do judaísmo nem da sociedade, da cultura e do povo no qual 
nasceu, cresceu, pensou, viveu e morreu como um judeu, de nome Yeshua, que veio a ser na altura um mestre, tendo os seus discípulos como qualquer Rabi tinha na sua Yeshiva, (escola religiosa para rapazes) e nesse sentido a sua religião era indubitavelmente baseada na aprendizagem, no ensino e na prática da Lei (a Toráh).

Vidal, é um historiador espanhol, não um teólogo, e nesse sentido a sua pesquisa é feita de forma totalmente isenta da influencia religiosa e dogmática das instituições religiosas, sejam igrejas cristãs ou outras, dando assim mais crédito às suas descobertas históricas a respeito da Pessoa de Yeshua HaYehudi "Jesus o judeu" e é com este nome que dá título ao seu livro, editado em Portugal pela "Esfera dos Livros"

Editora: Esfera dos Livros (Lisboa / Portugal)
Páginas: 299
Preço: 5.00 €
Informaçãowww.wook.pt

Filipe de Freitas Leal





Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa ONG, vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas filosóficos e poesia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review