quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Citações # 20 - Os Adolescentes (Sócrates)

O mais famoso dos filósofos da Grécia antiga, é sem dúvida Sócrates, foi ele o Professor de Platão, ensinando na na sua escola peripatética* que mais não era que o Espaço Público da Ágora (Praça) onde através do seu método de perguntar e extrair a verdade que está na lógica do pensamento, método socrático a que o próprio Sócrates chamava de "Maiêutica" ou seja "dar à luz", o conhecimento. Sócrates foi condenado à morte, acusado de ateísmo e de subversão da juventude.
Na defesa de Sócrates, Platão escreve uma das  mais belas obras. "A Apologia de Sócrates".

Aqui nesta citação de Sócrates, temos a impressão de que, o que muda não são os tempos, mas somos nós que mudamos com o tempo, e que sempre os mais velho se incompatibilizavam de algum modo com o comportamento dos mais novos.

Filipe de Freitas Leal





Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal é Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa ONG, vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, É Blogger desde 2007, com o ideal de cariz Humanista, além disso dedica-se a outros blogs de cariz filosófico, teológico e poético.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review