quarta-feira, 6 de março de 2013

Hugo Chavez - O Adeus a Um Líder Controverso

Morreu Hugo Chavez Frias, aos 58 anos, após longa luta contra o cancro, e deixa na história do seu país, uma liderança marcante, as reações à sua morte, não se fizeram esperar, dos maiores admiradores aos mais acérrimos opositores, a sua morte foi sentida, e a sua imagem respeitada, admitindo que foi um grande líder incontornável, embora algumas das suas medidas políticas possam ter sido consideradas controversas, tendo governado com algum autoritarismo, Chavez tentou lutar por maior justiça social, no seu país onde as desigualdades contrastavam com uma economia rica em petróleo, contudo as medidas económicas foram prejudiciais, mas à História caberá julga-lo pelo que fez de bem e de mal.
Preso político após um golpe de estado falhado, o Comandante chegou ao poder pela via democrática, chegou a ser deposto, mas reconduzido ao cargo por aclamação popular, audaz e corajoso, pôs termo ao domínio dos velhos partidos outrora dominantes, como o democrata-cristão COPEI, e lançou as bases de uma nova república e de uma nova constituição, com uma ampla maioria de esquerda, que pela mão de Chavez veio a formar-se no PSUV Partido Socialista Unificado da Venezuela.
Hugo Chavez, marcou e cativou não só as gentes simples e sofridas da Venezuela, mas foi ele que como líder histórico, fez surgir na América do Sul, uma nova esquerda, cujo objetivo era a luta contra o imperialismo "ianque" e libertar os povos da América, como ele dizia.
Desde Ban Ki-Moon da ONU, passando por líderes europeus e até Obama, as condolências ao povo da Venezuela, foram acompanhadas de pesar pela perda e de respeito pelo homem que lutou pelos seus ideais e pelo seu povo, Dilma Roussef afirmou que Chavez era um amigo do Brasil e do povo latino americano, já em Portugal o Secretário de Estado das Comunidades afirmou que Chavez foi um grande admirador de Portugal, e dos portugueses, (havendo uma considerável comunidade de portugueses oriundos da Ilha da Madeira, em sua maioria), tendo visitado Portugal várias quatro vezes, pelo que encetou amplas relações comerciais entre ambos os países.
A amizade de Cuba e o apego à vida, foram notórios nos seus últimos momentos, é o que se encontra ao visitar o pertil no Twitter, onde Chavez escreveu: "Gracias a Fidel y Raul y a toda Cuba!! Gracias a Venezuela por tanto amor!!!" ou ainda no seu ultimo twitt: "Sigo aferrado a Cristo y confiado en mis medicos y enfermeras. Hasta la victoria siempre!!!


Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review