quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água - 22 de Março

A cada ano, no dia 22 de março, é celebrada a água, precisamente no Ano Internacional da Cooperação pela Água, por ser este o lema lançado pela Unesco, para consciencializar as populações da importância de preservar este recurso natural que é fundamental à vida na Terra.

O Dia Mundial da Água, começou a ser celebrado em 1993, um ano após a célebre conferência Rio 92, e da Agenda 21, que se fez no seu seguimento. É no entanto ainda hoje após o RIO +20, uma das grandes preocupações ecológicas, que mais se sobressai no que toca ao risco de a Água tornar-se cada vez mais um bem escasso, e que poderá ser monopolizado.

A independência nos moldes modernos de um Estado, também poderá vir a estar relacionada com a sua capacidade dos seus recursos hídricos, de ter água potável e de a poder vender, precisamente porque num mundo em rápido crescimento populacional, e de uma intensificação da Indústria em locais remotos que antes eram praticamente agrícolas (caso dos BRIC's - Brasil, Rússia, Índia e China).

A água tende a ser cada vez mais consumida, por vezes de maneiras inapropriadas, ou seja com desperdício de recursos, ou ainda com a poluição dos lençóis de água nos subsolos.Vários países, como é o caso de Portugal, partilham com os seus vizinhos, os recursos hídricos, de rios comuns, cujo seu uso é regulado pelo Direito Internacional, com o objetivo de garantir o direito desse países ao usufruto desses mesmos recursos hídricos fluviais de forma racional e justa.

Em França, realizar-se-á uma exposição denominada "A Água no Coração da Ciência" que será exposta em vários estabelecimentos culturais franceses em todo o mundo, ao longo de 2013, no âmbito do Ano Internacional da Cooperação pela Água, tentando mostrar a estudantes de todo o mundo a importância que a água tem na investigação científica e nas nossas vidas.
                          ONU/Brasil - A ONU e a água.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review