domingo, 17 de março de 2013

19 de Março - Dia Mundial do Serviço Social

Dia 19 de março, é comemorado o "Dia Mundial do Serviço Social", que será celebrado em todo o mundo, tendo como objetivo lembrar o papel libertador e de consciencialização do Serviço Social, e dos agentes que são os Assistentes Sociais, sobretudo porque fundamentalmente tocam nos aspetos fulcrais dos Direitos Humanos e na prática de uma cidadania ativa, que já é por si libertadora, que são os elementos que nos permitem promover a existência plena de um Estado de Direito.
O Serviço Social, moderno não visa só o combate à pobreza, não visa remediar os aflitos, nem curar as feridas, visa a criação ativa de um mundo melhor para todos, e isto de um modo independentemente de classe social, género, raça, credo ou profissão, todos somos um, e é fundamental que assim se faça entender. Uma população não é só um conjunto de pessoas, é antes de tudo um sistema, intrinsecamente ligados uns aos outros. O mal de um será o mal de todos, o bem de muitos promoverá o bem de todos.
O papel dos Assistentes Sociais, ou do Serviço Social, como práxis é o de promover a igualdade e a justiça social, também no aspeto económico e político, através de uma práxis comprometida com os Direitos Humanos.

A IFSW / FIAS International Federation of Social Work, instituiu esta data comemorativa, sempre na terceira terça-feira de março, que este ano calha a 19 de abril, é também uma oportunidade de avaliação do trabalho feitos, pelo Serviço Social em todo o mundo, reavaliando-se as dificuldades, as conquistas, os contributos à sociedade civil e politica, mas sobretudo aos povos,  pois o Serviço social não é e nem poderá ser, uma extensão funcionalista do Estado ou das instituições religiosas, mas antes de tudo, um braço livre e forte na luta pelos direitos dos mais desprotegidos, e com esse intuito a IFSW convoca todos os Assistentes Sociais em todo o Mundo, a comemorarem esta data, sob o lema da Agenda Global "Promoção de Igualdade Social e Económica", cujos campos de atuação do Trabalho Social, vão num leque imensamente alargado, da educação, à saúde, passando pela formação profissional, mas sempre tendo em vista a libertação da pessoa humana, das famílias, das comunidades e aos povos de todos os sistemas que as possam oprimir, pois a Igualdade faz-se pela libertação.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review