terça-feira, 18 de setembro de 2012

PF - Políticas da Família # 1 - Apresentação

A Cadeira de Políticas da Família, é uma cadeira obrigatória do 1.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2012/13,
cadeira esta que equivale no final a 5 créditos.
A Professora Auxiliar Drª. Maria José Núncio, é quem ministra a respetiva cadeira, que faz parte da área cientifica da Política Socialtendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 130.
A metodologia adotada é o ensino teórico-prático, com exposições temáticas com recurso a apresentações multimédia, power-point, análise, discussão de textos e orientação de trabalhos.
Objetivos da cadeira são, permitir compreender as orientações da políticas públicas voltadas para a família, bem como distinguir as diferentes áreas das políticas sociais que afetam a família ou que a ela estejam ligadas; Prevê também a grosso modo, o conhecimento histórico e sociológico da família, e o modo como a família interage no contexto social, influenciando-o e recebendo dele influencias, e compreender a importância das politicas sociais na promoção da família, e diagnosticar contextos familiares, suas funções e disfunções, bem como o de poder desenhar políticas publicas aplicadas à família.
A Bibliografia adotada é entre outros livros, o "Sociologia da Família" de Chiara Saraceno e Manuela Naldini, da coleção "Ensaios Sociológicos" da Editorial Estampa, 406 pgs. 16,50 €.
O Programa, o programa da cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas.
1- Conteúdo programático – 17/09
2- Informações sobre avaliação e trabalhos de grupo – 24/09
I. Introdução teórico-conceptual
1- Principais conceitos e indicadores de análise à temática da família – 01/10
2- Breve retrato da evolução histórico-sociológica da família – 08/10
3- Contexto social actual e seus impactos na família – 15/10
4- As "novas famílias" – 22/10
II. Dimensões das Políticas de Família
1. Família e Estado: as políticas públicas orientadas para a Família – 29/10
2. Tempos e conciliação trabalho/família – 05/11
3. Parentalidade e educação – 12/11
4. Conjugalidade, separação e divórcio – 12/11
5. Pobreza e exclusão: impactos na família – 19/11

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review