sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Modelos de Intervenção em Serviço Social

A Cadeira de Modelos de Intervenção em Serviço Social, é uma cadeira obrigatória do 1.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de2012/13, cadeira esta que equivale no final a 5 créditos, 5 ECTS.

A metodologia adotada é o ensino teórico-prático, com exposições temáticas com recurso a apresentações multimédia, power-point, análise, discussão de textos, debates, trabalhos de grupo e trabalhos individuais, com a devida orientação da Professora, face ao tema proposto e à metodologia de estudo adequada.
O maior constrangimento é o tempo, apenas 13 aulas de 3 horas, sendo o primeira parte das 19h30 às 20h50 e a segunda das 21h10 às 22h30.

Objetivos da cadeira são, proporcionar instrumentos teóricos que permitam desenvolver conhecimentos teóricos e competências de análise aos alunos de Serviço Social, no que refere à realidade e enquadramento da intervenção social, bem como dar a conhecer as variadas técnicas e modelos de intervenção social, num âmbito que ultrapassa as meras políticas sociais, e tem como cerne do trabalho a pessoa no contexto de crise de acordo com as diferentes abordagens preconizadas. Os conhecimentos adquiridos permitem ao aluno compreender o complexo campo do trabalho social onde a criatividade e sensibilidade são condições sine qua non para o exercício de um bom trabalho de campo.

De um modo mais específico, esta cadeira visa equacionar propostas de intervenção no trabalho social, de modo alternativo, de acordo com o contexto e as abordagens apropriadas.

Competencias a adquirir, esta cadeira, visa desenvolver nos estudantes três competencias básicas face ao trabalho social, a saber:

Competencias instrumentais:
  1- Análise e sinteze de diferentes correntes teóricas da intervenção social.
  2- Trabalho, informação e seleção de metodologias de intervenção no sentido de resolução de situações concretas.
- Competências interpessoais:
  1- Trabalho em grupo, com o focu nas questões de cooperação e liderança.
  2- Comunicação eficaz.
- Competências sistémicas:
  1- Automotivação para a aprendizagem continua,
  2- Aplicação de conhecimento a uma diversidade de situações (adaptação a situações novas),
  3 Adequação da intervenção a desenvolver, no sentido da sua qualidade.

A Bibliografia recomendada é Teoria do Trabalho Social Moderno, de Malcom Payne, bem como uma vasta lista que é entregue a cada aula pela professora, como modo de complemento dos conhecimentos adquirido sem sala de aula, tais como obras de Ander Egg, James Barber, Carlo Rogers entre outros.

O Programa, o programa da cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas, tendo iniciado a 20 de setembro de 2012.

1ª aula - 20/09
1- Apresentação e Conteúdo programático
2- Introdução à construção social das teorias

2ª aula - 27/09
1- Prática Anti-Opressiva - Modelos teóricos na compreensão da pessoa na situação

3ª aula - 04/10
1- Aprendizagem e desenvolvimento humano - Modelos teóricos na compreensão da pessoa na situação. 

4ª aula - 11/10
1- Modelos teóricos no diagnóstico, modelos diagnósticos > Conceitos de necessidades

5ª aula - 18/10
1- Modelos teóricos no diagnóstico, perspectiva das forças e resiliência Abordagem de aconselhamento > Diagnóstico de risco.

6ª aula - 25/10
1- Modelos teóricos para a Intervenção e mudança social - Abordagem de aconselhamento > Psicodinâmica.

7ª aula - 08/11
1- Modelos teóricos para a Intervenção e mudança social - Abordagem de aconselhamento > Comportamentalisata -cognitivista.

8ª aula - 15/11
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de aconselhamentol > Humanista existêncialista.

9ª aula - 22/11
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de empowerment and advocacy.

10ª aula - 29/11
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagem de Serviço social > "sistémica"

11ª aula - 06/12
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de serviço social > "intervenção em crise".

12ª aula - 13/12
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de serviço social, Pratica "centrada na tarefa".

13ª aula - 20/12
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança,
2- Abordagens de serviço social conferências familiares.
3- "Abordagem eclética".


A Professora Assistente é a Mestre Ana Esgaio, (foto ao lado) é quem ministra esta cadeira, que faz parte da área cientifica das Cadeiras específicas de Serviço Socialtendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 39 horas em sala de aula, e mais 130 horas de estudo.


Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review