quarta-feira, 2 de maio de 2012

World Press Cartoon 2012 - Sintra

A criatividade artística como forma de expressão, com o qual se fazem e tecem criticas, e defendem-se ideias, que em tudo está dentro do espírito das liberdades de pensamento, expressão e associação, um dos direitos mais elementares consagrados na DHDH Declaração Universal dos Direitos Humanos,  confere também a responsabilidade de uma cidadania ativa e consciente, e é dentro desse espírito que a imprensa e a arte associadas nos "cartoons" se situam.
Dominique Strauss-Khan de Egil Nyhus
Nesse âmbito está patente ao público mais uma edição da WPC World Press Cartoon 2012, desde o passado sábado dia 21 de abril, decorrendo até dia 30 de Julho, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.
"Bombardeamento" de Ares
O Juri decidiu e anunciou ainda na sexta feira, galardoar este ano o Grande Prémio World Press Cartoon 2012, a dois artistas, o cubano Ares, pseudónimo de Aristides Esteban Guerrero e ao norueguês Egil Nyhus, com os cartoons à direita e abaixo à esquerda, galardão que ambos repartirão no valor de 20 mil euros (informou o jornal Público), Este ano participam 402 candidaturas de 56 países e com um total que ultrapassa as 800 caricaturas, tendo sido selecionados desenhos de 260 artistas, cuja liberdade de expressão assenta este ano no agravamento da crise económica mundial com ênfase.

 Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review