terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, é comemorado a 23 de abril, desde 1996 e por decisão da UNESCO, mas é comummente designado como Dia Mundial do Livro.

A data é simbólica, é uma efeméride em homenagem a grandes escritores desaparecidos tais como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha em 1926 mas na altura o dia era a 7 de outubro, a partir de 1996 foi escolhido o dia 23 de Abril, dia de São Jorge, dia em que se oferece uma rosa a quem comprar um livro, mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

O livro e a leitura são fundamentais no desenvolvimento da personalidade das pessoas desde a infância, é fonte fundamental do aprendizado, da disseminação de cultura, da propagação de conhecimento cientifico, filosófico, cultural e também da História, das lendas e das várias religiões de todos os povos do mundo, tudo isso faz um grande e inestimável acervo que deve ser valorizado.
Printing3 Walk of Ideas Berlin.JPG
Monumento em Berlim

Bem fundamental em cada estante nas livrarias, bibliotecas, mas também em cada lar, o livro é o companheiro de todos em todos os momentos das nossas vidas, devemos estima-lo, lê-lo e ama-lo.

Foi graças a Gutemberg, que tornou possível a impressão de livros em tipografia, que fez com que se espalhasse e multiplicasse com maior facilidade e rapidez, a Bíblia foi o livro eleito para esse fim.

"Se um livro é mau, nada o pode desculpar; sendo bom, nem todos os reis o conseguem esmagar." Voltaire

"Livros, são instrumentos belos e úteis, que no permitem,
contruir países, derrubar barreiras, realizar sonhos,
Transferindo ideias, propondo caminhos e libertando as mentes,
Para um amanhã mais lúcido, mais culto e prospero." Filipe Leal

Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
contador de visitas Pessoas visitaram esta página

Sobre o Autor

 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista, edita ainda outros blogs, desde filosofia à teologia e apoio autodidático. (ver o Perfil)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review