sábado, 1 de outubro de 2011

Livros - A Terceira Vaga - Alvin Toffler

"A Terceira Vaga", ou "A Terceira Onda" (no Brasil), é um livro do escritor e futurista, Alvin Toffler, formado em Letras, que foi considerado e catalogado ironicamente como um escritor de ficção cientifica, o livro foi escrito em 1980, e descreve a evolução económica, política e social da humanidade por vagas, ou por ondas que vieram umas sobre as outras tal como as civilizações.

Temos pois a primeira vaga, que durou mais de 10 mil anos, que é a Revolução Agrícola, que teve uma cultura, organização social, politica e filosófica voltada para os objetivos respectivos desse tipo de sociedade.

A Seguir, surgiu com a Revolução Industrial em finais do Séc. XVII, sendo essa a Segunda Vaga, na qual se impôs um cunho invisível, como diz Toffler, no intuito de construir uma nova sociedade industrial, e essa Segunda Vaga, tanto foi aplicada quer pela direita conservadora, como pela esquerda socialista da ex-URSS.

Na segunda vaga, os estados tornaram-se laicos, disseminou-se a democracia e o sufrágio universal, bem como as repúblicas, pois na nova filosofia, já não se valorizavam as pessoas pelo seu nascimento mas sim pela eficiência e utilidade de acordo com os interesses da nova vaga, propaga-se o ensino gratuito e universal, e em particular o profissionalizante.

A partir do fim da II Guerra Mundial, começa a desenhar-se no horizonte da história humana, a Terceira Vaga. Baseada fundamentalmente numa sociedade da informação e da alta tecnologia, que será a sociedade Pós-Moderna deste século XXI.

Um livro indispensável no estudo da sociologia, da história e da cultura geral, não se deve ler só por ter sido um best-seller mas fundamentalmente pela sua importância sociológica. 

É atualmente o meu livro de cabeceira e das horas passadas nos transportes públicos, nas deslocações que faço de casa para o trabalho e de lá para a universidade. Vale a pena ler.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

3 comentários:

Adilson Chissapa Savite disse...

Muito obrigado pela brilhante ou iluminante reflexão, que nos imbui a voltarmos no tempo e relembrarmos de facto de onde viemos, que razões se podem justificar e até que podem estas podem ser plausíveis quando analisamos ou discutimos sobre as situações do mundo pós-moderno!
As ''QUATRO ONDAS'' são o reflexo de um estudo acurado e apurado, que pasmam às diversas etapas do desenvolvimento humano desde o BANDO PRIMITIVA, isto é, A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA até A ONDA DO ESPÍRITO, há razões para a afirmação de que as guerras que vivemos hoje em dia são argumentáveis ou aceitáveis? A guerra na sua essência teve origem por mera necessidade humana ou pelo capricho de por e simplesmente submeter outros à vontade àquem?
Estas e outras situações estão todas respondidas nas ''QUATRO ONDAS'' que Alvin Toffler levanta e de maneira muito pomposa e memorável!!!
Continuarei refletindo sobre estas ''QUATRO ONDAS'' e perspectivar uma futura ''QUINTA ONDA'' tendo em conta o contexto internacional a que estamos emersos e às convulsões intermináveis do sistema internacionais!!!

Atenciosamente
Adilson Benjamim Chissapa Savite

Conquanto

Bem haja

Portal Administradores disse...

Não tem o PDF?
Se tiver e puder enviar para meu e-mail, agradecerei muito.
[daniel.rootdir@gmail.com]

Anónimo disse...

Chegou a receber o ebook ? estou precisando tbm; nelsononildo@hotmail.com

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review