sábado, 29 de outubro de 2011

Oportunidades Num Mundo de 7 biliões

Realizou-se dia 26 de Outubro, quarta-feira, pelas 10h00, o evento na AR Assembleia da República que fez a apresentação pública do “Relatório da Situação da População Mundial 2011” com o tema “Pessoas e Oportunidades num Mundo de 7 mil milhões”, teve lugar no Auditório do Palácio de São Bento, no edifício novo.
Se por um lado é motivo de comemorações e eventos, é certo que também o é de alguma preocupação com a sustentabilidade não só do planeta mas também da qualidade de vida que cada um, e o conjunto em si terá num mundo superpovoado, e é nesse sentido que há a necessidade de se debater o problema para que a sociedade civil e os lideres políticos de todo o mundo consigam obter respostas capazes de equilibrar os recursos disponíveis, diminuindo o fosso de pobreza e criar um desenvolvimento ecologicamente sustentável.
No cerne dos problemas debatidos num mundo super populoso com o nível de desenvolvimento que a humanidade atingiu, torna-se necessário a luta por uma verdadeira igualdade de géneros, respeito pela dignidade humana em todos os seus sentidos, combatendo assim as bolsas de exclusão e preconceito que teimosamente se mantém contradizendo o desenvolvimento tecnológico em que vivemos.
O debate teve como temas principais os seguintes:
- Jovens um novo poder global.
- Segurança, força económica na velhice.
- A fertilidade humana e o que a influencia.
- O impacto das migrações.
- Urbanismo, programar o crescimento das cidades.
- Partilha e sustentabilidade dos recursos naturais.
Estes e muitos outros assuntos pertinentes ao tema, foram debatidos no evento, por um conjunto de pessoas da GPPsPD Grupo Parlamentar Português sobre a População e o Desenvolvimento, UNFPA Fundo das Nações Unidas para a População e a APF Associação para o Planeamento da Família.
A abrir a sessão esteve um conjunto unicamente formado por mulheres (sinal da evolução na sociedade portuguesa face à igualdade de Géneros) Assunção Esteves, Presidente da Assembléia da República; Tânia Cooper Patriota do UNFPA; Catarina Furtado embaixadora da Boa Vontade do UNFPA e Maria Antónia Almeida Santos, Deputada do GPPsPD.

Sites Relacionados: www.unfpa.org - www.apf.pt - www.ar.org.pt

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review