sábado, 11 de junho de 2011

Dia Mundial do Dador de Sangue

Antes de tudo, dar Sangue é um gesto solidário de amor ao próximo, é simples e indolor.  
Dias 14 e 15 de Junho, comemora-se o "Dia Mundial do Dador de Sangue", cujas celebrações da campanha de 2011 tem o lema: "Mais sangue, mais vida", e é na Argentina que é sediada a campanha que tem como objetivo, sensibilizar mais pessoas em todo o Mundo a darem sangue, promovendo assim a vida de todos aqueles que necessitam.
Para além da recolha normal de sangue, pode-se fazer a dádiva em plaquetas, também muito necessária, o nosso sangue é um composto de "eritrócitos" ou glóbulos vermelhos, "leucócitos" ou glóbulos brancos, plasma e plaquetas, que podem ser colhidas num processo denominado de "aferese" cuja etimologia significa SepararO IPO de Lisboa vai assinalar as comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue com horário alargado de dádiva que vai de 14 a 15h de Junho. Seja Diferente! Dê sangue!
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Portugal destrói plasma do sangue que recolhe devido a problemas com o concurso que obriga o Instituto Português do Sangue a gastar anualmente 70 milhões de euros a adquirir este produto de saúde. São 300 mil unidades de plasma que não estão a ser aproveitadas e que podiam dar origem a medicamentos derivados, importantes para o tratamento de hemofílicos e para o socorro em catástrofes"


Como eu gostava que isto fosse grande invenção de alguém, uma bárbara mentira.

Anónimo disse...

O GOVERNO E OBRIGADO A GARANTIR SANGUE PARA AS NECESSIDADES. SE NAO TIVER TEM QUE COMPRAR AO ESTRANGEIRO.COM O CORTE DA ISENÇAO DAS TAXAS MODERADORAS NINGUEM DEVIA DAR SANGUE. QUE O COMPRE.LOGO VE O QUE POUPA.
EU NAO SOU DADOR

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review