terça-feira, 3 de maio de 2011

Mendicidade, Um Estigma na Pobreza II

Há um mês atrás escrevemos neste blog, sobre a Mendicidade lembram-se? Nesse artigo falámos de duas instituições que prestam auxílio na pobreza: a “CASA” e a “CEPAC”
(ver o artigo aqui). Agora com o agravamento dos dados macroeconómicos do país a afetar  diretamente a vida das pessoas, escrevemos uma segunda parte do artigo. Hoje e por estarmos no Ano Europeu do Voluntariado falamos sobre o “Exército da Salvação” e a “Comunidade Vida e Paz” que prestam ajuda às pessoas e famílias em grande dificuldade ou mesmo em situação de exclusão social e indigência.
Exército da Salvação
O Exército da Salvação é uma instituição caritativa religiosa da corrente evangélica, fundada por William Booth em 1865, hoje presente e atuando em 120 países de acordo com as necessidades específicas desses mesmos países, possuindo hospitais, orfanatos, casas de acolhimento para os sem-abrigo, lares da terceira idade, centros de apoio para doentes seropositivos e até em alguns países campos de refugiados.
Em Portugal esta instituição possui dois centros de dia e lares para idosos, um centro de acolhimento para os sem-abrigo, um lar para crianças, três programas de apoio domiciliário a pessoas incapacitadas e um centro comunitário que fornece roupa e bens alimentares a famílias carenciadas e ainda fornece sopa aos sem-abrigo duas vezes por semana.
Embora a obra seja religiosa, toda a ajuda é bem vinda – seja através de voluntariado ou de ajudas materiais, são sempre bem aceites pela instituição todos os apoios que se lhe possa dar.
Sede Institucional: Rua. Dr. Silva Teles, 16 1050-080 Lisboa
Qualquer pessoa interessada em voluntariado pode contactar:
Dra. Sandra Martins Lopes (Corpo Normal) Tel: 217.802.930 Fax: 217.802.940
E-mail: sandra.martins@exercitodesalvacao.pt
Comunidade Vida e Paz
A Comunidade Vida e Paz, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada pela Irmã Maria Gonçalves, com sede em Lisboa. É uma instituição de cariz cristão, tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, e que recebe apoio de várias pessoas e instituições de diferentes correntes religiosas e de pensamento, que em comum têm as preocupações de caráter humanista.
O seu principal objetivo é recuperar, tratar e promover a reinserção social dos sem-abrigo, de alcoólicos e toxicodependentes, tendo para esse efeito três centros terapêuticos na Venda do Pinheiro, Fátima e Sobral de Monte Agraço, Apartamentos de Reinserção em Leiria, Venda do Pinheiro e São Pedro da Cadeira. A Comunidade aplica as vertentes emocionais, física, psicológica e espiritual a favor da recuperação da vida dessas pessoas, dispondo ainda da oferta de cursos de valorização educacional, formação profissional entre outros, orientados para a reinserção no mercado de trabalho.
A Comunidade Vida e Paz distribui todos os dias, alimentos, leite, agasalhos e esperança aos sem-abrigo, não faltando juntamente com os bens materiais uma palavra de conforto e calor humano vinda dos voluntários empenhados neste desafio.
Pode-se ajudar a Comunidade Vida e Paz de diversas formas, uma delas é como voluntário nas equipas de noite e distribuição de alimentos. Pode-se ainda doar alimentos, vestuário ou realizar a doação de dinheiro por telefone, pelos ctt, payshop ou transferência bancária para as seguintes contas:
Montepio Geral – NIB – 0036 0000 9910 5505 0519 6
Caixa Geral de Depósitos – NIB – 0035 0675 0003 5284 6306 8
Banco Espírito Santo – NIB – 0007 0023 0054 6620 0189 3
Pode-se pedir recibo para efeitos de IRS através do e-mail: geral@alvalade.cvidaepaz.pt
Sede Institucional: Rua Domingos Bomtempo, Nº 7 / 1700-142 Lisboa
Telf: 218 460 165 / 843 97 93 Fax: 218 495 310
Email: geral@alvalade.cvidaepaz.pt


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review