domingo, 27 de março de 2011

Serviço Social em Contexto de Crise

Tem-se vindo a falar em Portugal, de uma pobreza escondida, de uma classe de novos pobres que foram anteriormente empresários, ou profissionais liberais e que devido à crise que se iniciou em 2008 nos Estados Unidos da América com o “Subprime”, alastrou a todo o mundo e atingiu na sua maioria os países com uma economia mais fraca, como é o caso de Portugal, tendo em conta o agravamento do défice público.

Mediante este quadro, e com bastante pertinência vai realizar-se na UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto-Douro, a Conferência dedicada ao tema “Os Serviços Sociais e os Profissionais em Contextos de Crise”, a decorrer dia 7 de Abril das 14h30 às 17h00, no Auditório do Edifício CIFOP em Vila Real, no âmbito do II Ciclo de Conferências em  Serviço Social, e que terá como orador o Professor Doutor Pedro Hespanha da Universidade de Coimbra.
No âmbito do mesmo Ciclo, está ainda agendada para dia 11 de Maio, no mesmo horário e local da conferência anterior, a Conferência “Tendências, Enfoques e Modalidades do Serviço Social”, ministrada pela Professora Doutora Marlene Braz Rodrigues, docente no ISSSL.
O objectivo destas conferências é explorar o contexto que decorre da actual conjuntura socioeconómica portuguesa, ou seja do agravamento da crise e das consequências que daí advém tanto para a um fatia da população que se vê empobrecida bem como para os profissionais de serviço social que têm de reavaliar a prática e a abordagem do seu método de trabalho para a intervenção junto do sistema cliente, agora mais alargado.
A Entrada é livre, mas não dispensa a inscrição prévia. Para mais informações clique-se aqui ou recorra-se aos contactos abaixo:
UTAD/DESG, Av. Almeida Lucena, 1 /5000-660 Vila Real


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review