domingo, 27 de fevereiro de 2011

Kaddafi Derrama Sangue na Libia

Não foi o primeiro e talvez não seja o ultimo país do Mundo Árabe a se revoltar, mas até aqui foi Kaddafi, da Líbia o que mais se agarrou ao poder para onde subiu em 1969, num golpe sangrento que derrubou a monarquia de Idris I, e é agora Kaddafi que relutante causou o maior numero de mortes, incluindo crianças inocentes que nada têm a ver com a política.
As consequências são nefastas, pois está a destruir a economia libia e a contribuir para o aumento da desestabilização política e militar no médio oriente.
A Hegemonia Europeia e Americana no Mediterrâneo, sucumbiu a estes levantes, Israel teme pela sua segurança, e o ocidente terá que redesenhar a geoestratégia, e até economicamente a revolta na Líbia provocou o aumento do preço do Petróleo, e para países que tentam sair da crise não parece ser um bom augúrio, mas obviamente um fenómeno circunstancial e passageiro.
Esperemos que a Guerra Civil que Kaddafi promete não se cumpra, e caso se cumpra, que não alastre aos vizinhos. De facto esta é a Era da Incerteza, como diria Galbraith.
A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton  pediu a Kaddafi que pare com a carnificina, o derramamento de sangue de forma cruel, feito por aviões caça contra a população desarmada.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review