sábado, 23 de fevereiro de 2008

Funcionalismo

Funcionalismo deriva do Latim (fungere = desempenhar) é um conceito usado nas ciências sociais em particular na sociologia e na antropologia que procura explicar os aspectos sociais através das funções que nela desempenham, ou seja tudo em sociedade é funcional, desempenha uma função nas suas instituições, toda a causa social tem um efeito social, a teoria foi desenvolvida por Émile Durkheim, que entendia que cada instituição desempenha uma função na sociedade, seja uma empresa, uma família ou o próprio Estado esta teoria está ligada ao Facto Social que Durkheim desenvolveu no seu livro"As regras do método sociológico".


Autor Filipe de Freitas Leal



Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook blogger E-mail Print Friendly Favorites More

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review