10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Sociologia, o que é?

A Sociologia é uma ciência que a par de outras ciencias sociais e humanas, estudam o Ser Humano enquanto ser social, no que toca às interações sociais, por outras palavras a Sociologia tenta explicar o comportamento Humano na formação, manutenção e organização de toda a estrutura social, e da relação que há na influencia que exerce e sofre o próprio homem que forma a sociedade.
A Sociologia foi inicialmente denominada por Física Social, por Augusto Comte (que fora secretário de Saint Simon), e recebeu a influencia da época que foi muito marcada pelas consequências sociais da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, que puseram por terra toda a estrutura do antigo regime politico, social e económico. Comte veio a reformular a disciplina e posteriormente rebatizou a nova e nascente ciência como Sociologia, a etimologia da palavra vem do latim Sociu=Grupo e do grego logos (λόγος) = palavra ou estudo.
Com o inicio da Filosofia Positivista e o curso que Comte se propôs a fazer, cria as condições para o surgimento dos primórdios da sociologia. Antes de morrer Augusto Comte, veio a criar a Religião Positivista, tendo ainda existência no Brasil e em França.
Foi no entanto com o francês Émile Durkheim, que se lançaram as bases teóricas e cientificas da sociologia como ciência, que permitiu que a sociologia fosse aceite no cânone das ciências, tendo sido o Próprio Durkheim, o primeiro Professor da Disciplina e posteriormente, também recebeu grande contributo com o Alemão Max Weber e com o britânico Herbert Spencer, que enriqueceram o corpo teórico inicial da sociologia.
O Políptico de São Vicente é um emblemático símbolo
da sociedade portuguesa do Século XV
A Sociologia sofreu desde a sua fundação como ciência, inúmeras influencias das circunstâncias históricas, económicas e culturais, que alteraram e fizeram evoluir as estruturas sociais, que são o objeto de estudo desta disciplina.
Grandes nomes da sociologia, foram também filósofos, economistas, psicólogos, antropólogos ou pura e simplesmente cientistas sociais, isto porque a sociologia é uma ciência multidisciplinar que vai buscar informações à ciência política, à psicologia, à antropologia, economia entre outras, mas também é base cientifica para outras ciências e disciplinas afins como o Serviço Social cuja base teórica é fundamentalmente sociológica.
Nesse sentido Karl Marx, Gaetano Mosca, Vilfredo Pareto, Freud e tantos outros contribuíram para fundar a sociologia e as suas mais diversas correntes de pensamento.

Das correntes que mais marcaram a sociologia temos o Interacionismo Simbólico, vindo da escola de Chicago, com ênfase no campo da microsociologia e influenciou a Psicologia Social; o Funcionalismo, que defende que todas as instituições, têm uma função na sociedade tal como na biologia cada ser tem uma função no todo do ecossistema, temos ainda o Estruturalismo, bem como a Teoria do Conflito, entre outras.

Autor Filipe de Freitas Leal


contador de visitas Pessoas viram este artigo

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário