10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Afeganistão

Nome Oficial: República Islâmica do Afeganistão.
Capital: Cabul (2.850.000 hab.)
Idiomas Oficiais: Persa, Pasthum e Dari.
População: 28.150.000 hab.
Religião: Maioritariamente Islâmica, da corrente sunita.
Área: 652.090 Km2. Dividido em 34 Províncias.
Moeda: Afghani
O Afeganistão é conhecido desde a antiguidade pela sua importância na Rota da Seda, e pelas conquistas de Alexandre o Grande da Macedónia, quando conquistou a Bactriana a norte do rio Indu Kush e que forma aproximadamente o espaço que é o norte do Afeganistão atual, Alexandre Magno casou-se com uma natural Roxane, tendo fundado uma Satrápia e fundado uma cidade de estilo Helénico chamada de Alexandria Eschat, que quer dizer A ultima das Alexandrias. Mas foi Balk a capital dessa colónia, que se tornou um país independente no ano de 250 AEC (Antes da Era Comum = Antes de Cristo).
O País era na altura de religião grega e Budista na maioria, daí os Budas de Bamyan construídos nessa época, que foram destruídos à bomba pelos Taliban.
Mais tarde com a conquista muito difícil dos muçulmanos, deram a estes povos o nome de Kafhires e à sua região de Kafiristão, palavra que quer dizer Infiel.
Depois conquistado pelos Ingleses, que haviam disputado o território aos Russos, é em 1919, que se torna uma monarquia independente governada pelo Rei Amanullah Kahn, e depois por Mohamed Shah I até 1973, quando foi proclamada a República.
Em 1979 a União Soviética invadiu o Afeganistão, iniciando um período de guerras que nunca mais teve fim. 
Foi seguido pelos Taliban, agora pelo governo de Karzai a guerra continua, o que já faz do Afeganistão um dos países mais pobres onde graça o plantio de ópio e a criminalidade.

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário